A decisão de iniciar o processo de Psicoterapia pode ser difícil, porém, em algum momento das nossas vidas, a necessidade de ajuda psicológica pode surgir.

Dúvidas Frequentes:

 • O que é a Psicoterapia?

É um processo de o auto-conhecimento, onde o indivíduo aprende a entender e a lidar melhor com seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, com objetivo de promover sua reflexão, levando-a a um maior desenvolvimento pessoal e emocional.

É um espaço onde o objetivo é dar condições para que a pessoa fortaleça sua autonomia, aprenda mais sobre si mesma, através de sua história de vida, seus comportamentos e das trocas estabelecidas nesse processo, permitindo-lhe tomar para si o rumo de sua vida.

• Como funciona a Psicoterapia?

Geralmente são encontros com uma hora de duração, uma vez ou duas vezes na semana. Não há um tempo pré-definido para o término do processo psicoterapêutico, dependendo das questões de cada cliente.

• Por que eu deveria fazer psicoterapia?

Podemos estar passando por algum problema ou sofrimento e não conseguimos superá-los, não estamos satisfeitos com o andamento de nossas vidas ou simplesmente não estamos bem, sem ao menos percebermos o motivo. 

A decisão de iniciar o processo de Psicoterapia pode ser difícil, porém, em algum momento das nossas vidas, a necessidade de ajuda psicológica pode surgir.Sendo assim, aparece a necessidade de procurar ajuda.

• Quanto tempo de terapia é necessário para que haja uma melhora?

Isso depende de cada caso. Algumas pessoas buscam a terapia para solucionar uma questão específica, e satisfazem-se tendo esta questão resolvida. Outros buscam autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, e acabam fazendo terapia por um tempo maior.

• Quando procurar um Psicólogo?

Não existem regras. Muitas vezes a procura ocorre quando, não estamos satisfeitos com algo, havendo uma necessidade de descobrir novas maneiras de conduzir a própria vida, quando estamos passando por uma fase de sofrimento, transições difíceis, ou mesmo para o auto-conhecimento. A procura também é indicada para tratamento de transtornos, depressão, fobias, pânico, anorexia, bulimia entre outros. A terapia vem como um instrumento facilitador para esses objetivos.

Para dar início a um processo psicoterapêutico, basta marcar uma entrevista com um Psicólogo que fará uma avaliação sobre a necessidade ou não de um trabalho terapêutico. Nessa entrevista poderão ser tiradas todas as dúvidas a respeito do processo.

• Qual a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra?

O Psiquiatra é um profissional formado em Medicina com especialização na área de Psiquiatria, enquanto o Psicólogo é formado em Psicologia.

A principal diferença entre o trabalho dos dois profissionais é que o Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais com o uso de medicamentos, enquanto o Psicólogo está voltado a trabalhar os aspectos emocionais do cliente. Porém, as duas áreas estão interligadas e normalmente os profissionais trabalham juntos quando necessário.

• O que é Psicoterapia Breve?

É um tipo de atendimento com tempo limitado, indicada para situações de crises e perdas atuais. Trabalha-se um foco e este passa a ser o eixo do tratamento. É um atendimento breve no tempo, mas nem por isso menos profundo, pois se propõe a trabalhar juntamente com o foco questões relacionadas a ele. Enfatiza-se a compreensão dos conflitos atuais, geradores de crise, sem desconsiderar a história de vida do indivíduo. 
O objetivo é preparar a pessoa para retomar sua vida, e encarar o futuro. Não é uma solução mágica dos problemas, mas pode ajudar a pessoa a encontrar soluções mais adaptadas para sua vida.

• Como escolher um Psicoterapeuta?

Esta é uma questão muito pessoal, e não existem regras pré-estabelecidas. O importante é conhecer o profissional, se identificar com ele e com a maneira com que ele trabalha.

• Com que idade deve-se iniciar uma terapia?

Não existe uma idade certa. As pessoas procuram psicoterapia em diferentes fases da vida, de acordo com a necessidade ou quando se sentem preparadas. Não existe idade certa para buscar um apoio psicológico, e em qualquer que seja a idade os resultados são os mesmos: autoconhecimento, ampliação e resgate da qualidade de vida.

• Quais os sinais de que uma criança precisa fazer terapia?

Normalmente este chamado vem da escola ou dos próprios pais. Ao perceber que a criança não está bem, apresenta alguma dificuldade em seu desenvolvimento ou em relacionar-se com as pessoas ou com o mundo, um psicólogo deve ser procurado.

• Estou bem, mas quero fazer terapia. Existe alguma contra-indicação?

Não existe nenhuma contra indicação. Muitas pessoas fazem terapia porque gostam e desejam se conhecer melhor, enquanto que outras pessoas solucionam sua queixa inicial, mas continuam no processo. O trabalho psicoterapêutico feito por um bom profissional não pode prejudicar, somente ajudar