Atendimentos Realizados

• PSICOTERAPIA INFANTIL

O atendimento com crianças é através da ludoterapia, que é a psicoterapia realizada através do lúdico, "do brincar", envolvendo jogos, argila, massinhas, tintas, papéis, brinquedos, de modo a facilitar a compreensão do universo infantil, sentimentos e conflitos. Tem como objetivo ajudá-la a encontrar caminhos para sentir-se melhor e facilitar a sua expressão.

A infância e adolescência são períodos de muitas transformações, assim não há porque se estranhar a necessidade de um facilitador (processo psicoterapêutico) para assegurar o bom desenvolvimento nesta fase. A participação dos pais será também de grande importância para o bom andamento e evolução do processo.

A psicoterapia infantil auxilia a criança, os pais e/ou cuidadores, quando algo não está bem no seu desenvolvimento emocional ou social. São inúmeras as razões para procurar terapia para crianças: rendimento escolar, comportamentos agressivos, timidez, enurese noturna (xixi na cama), hiperatividade, dificuldades de interagir, depressão, obesidade, entre outras.

Este processo fornece respaldo para que a criança escolha seu próprio caminho, uma vez que os outros não poderão escolher sempre por ela. A criança pode se redescobrir, diferenciando-se das críticas e avaliações externas tomadas para si, sendo mais feliz no presente e sofrendo menos na fase adulta.

 

 • PSICOTERAPIA ADOLESCENTE

A adolescência é uma fase em que o jovem constantemente percebe-se esbarrando em novas situações na vida. As descobertas acontecem tanto em relação às transformações do próprio corpo, que vai sofrendo modificações, como às situações que a vida proporciona.

Surge às vezes uma fragilidade, havendo a necessidade de um facilitador (processo terapêutico) que pode ajudar e orientar o jovem nesta fase do desenvolvimento. A adolescência é uma transição entre a infância e a juventude, na psicoterapia podemos trabalhar tanto com a parte lúdica, quanto através da fala, dependendo de cada pessoa e de suas questões.

Por ser uma fase geradora de angustias e dúvidas, é inevitável a dificuldade dos pais e pessoas próximas em lidar com o adolescente. Ele muitas vezes vive momentos de insatisfação e falta de objetivos. A psicoterapia possibilita ao jovem conhecer com clareza suas reais condições psíquicas, suas necessidades, carências, favorecendo suas relações familiares e sociais. Isso fará com que tenha um autoconhecimento e ampliação de seus recursos.

 

• PSICOTERAPIA ADULTO

A Psicoterapia é o espaço que contribui para que a pessoa fortaleça sua capacidade de autogerenciamento e autoconhecimento, permitindo-lhe tomar o rumo da própria vida. Assim o cliente tem a oportunidade de cuidar das suas questões mais importantes e íntimas, podendo exercitar e compartilhar com o psicólogo, reflexões acerca de suas dificuldades. A partir do processo terapêutico, há a possibilidade de re-significar pensamentos e vivências, podendo descobrir outras maneiras de ver a realidade e formas de viver mais satisfatórias.

Temos como objetivo promover a qualidade de vida, o crescimento e desenvolvimento da personalidade, proporcionando possibilidades de aceitação, superação de dificuldades, necessidade de lidar com situações que envolvam algum transtorno (depressão, ansiedade, timidez, fobias, distúrbios alimentares, stress, entre outros), que estejam prejudicando o relacionamento familiar, social ou o rendimento no trabalho, momentos de crise (luto, separação conjugal, relacionamentos, etc.), insatisfação ou dúvida com relação à escolha profissional ou vocacional, orientação em carreira, situações nas quais, encontra-se angustiado, insatisfeito consigo e sua vida.

No processo psicoterapêutico, o profissional conduz o cliente durante as sessões, no relato de suas emoções, sensações e experiências de vida, que contribuam para o esclarecimento de seu estado emocional atual. Este processo proporciona um aprendizado consciente na pessoa, desencadeando as suas próprias forças interiores, e trazendo condições de se organizar.

A Psicoterapia com o adulto tem envolvimento num espaço acolhedor e confidencial de troca e reflexão, promovendo trabalhar não apenas o sofrimento, mas o crescimento interior da pessoa na sua relação com o seu mundo e com os que o rodeiam, auxiliando em sua auto-análise. Atuando e diminuindo o sofrimento e as dificuldades que se expressam, tendo como retorno devolver ou desenvolver a qualidade de vida, com as naturais implicações na autonomia e na capacidade de viver bem.

 

• PSICOTERAPIA IDOSOS

O atendimento com idosos parte de um ambiente adequado de aceitação e compreensão dos sentimentos e pensamentos, como das dificuldades e problemas encontrados nessa fase. Com o passar dos anos, mesmo depois de tantas experiências acumuladas, podem existir dificuldades em enfrentar a vida. Envelhecer depende do equilíbrio entre as potencialidades e as limitações da pessoa.

É um tempo para aprender a aceitar inevitáveis mudanças no corpo e na mente, bem como no âmbito social, reorganizando a própria vida, re-significando a experiência e a capacidade adquirida para viver de forma plena e satisfatória. A entrada para a terceira idade é um período de transições, suscetível ao aparecimento de crises psicológicas.

A Psicoterapia para o idoso implica olhar para a terceira idade como o inicio de uma nova etapa, e a continuação das anteriores, e não como o final das mesmas. O acompanhamento em psicoterapia possibilita ao idoso organizar-se às características desta etapa e todas as vicissitudes que a acompanha.

 

• ATENDIMENTO DOMICILIAR

O atendimento em domicilio implica em atender as pessoas, que por uma serie de fatores não tenha facilidade no acesso ao consultório. É um atendimento individual, que muitas vezes se estende aos familiares ou cuidadores.

O atendimento em domicílio permite maior contato com a realidade do cliente, havendo a possibilidade de se observar características da dinâmica familiar que não aparecem nos atendimentos nos consultórios ou nas instituições de saúde, podendo ser utilizadas como dados para o psicodiagnóstico e promovendo a qualidade de vida.

 

• ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

A orientação vocacional/profissional auxilia uma escolha coerente a personalidade e ao estilo de vida. Tem como objetivo proporcionar ao adolescente ou adulto a oportunidade de fazer uma opção consciente e madura da profissão que quer seguir, a partir do conhecimento de si mesmo e de suas habilidades, bem como da própria escolha, tendo em vista o contexto sócio-econômico-cultural no qual estamos inseridos.  

A intenção é levar a pessoa, através do autoconhecimento, a descobrir sua real vocação. Aliar interesse e satisfação pessoal, com as potencialidades próprias de cada um, é a base para uma escolha profissional saudável. Este trabalho pode ser realizado em grupo ou individualmente, no ambiente escolar ou em consultório.

O processo de escolha profissional baseia-se na busca do autoconhecimento, no significado das escolhas na vida e os determinantes dessas com o objetivo de oferecer condições para que se possa fazer uma escolha profissional integrada e consciente. Na orientação refletimos sobre o conhecimento das profissões com a análise de suas características pessoais, valores, interesses, potencial e talentos, proporcionando uma orientação personalizada sobre as profissões, cursos e mercado de trabalho, de acordo com os interesses e a elaboração de um Projeto de Vida.